contrato de Suporte de TI

Como escolher o contrato de Suporte de TI mais adequado para empresas

Quando se trata de contratos de suporte para infraestrutura de TI, é essencial escolher a modalidade que melhor atenda às necessidades do seu negócio. No mercado, existem diferentes tipos de contratos, cada um com suas características e vantagens. 

Confira abaixo cinco opções disponíveis e ajudá-lo a escolher a melhor opção. Cada um desses tipos de contrato tem suas peculiaridades e é adequado para diferentes modelos de empresas. 

1. Contrato baseado em franquia de horas

Para empresas menores com estruturas de TI reduzidas, o contrato baseado em franquia de horas pode ser uma opção interessante devido à flexibilidade de pagamento conforme a demanda. 

Este modelo é um dos mais antigos e ainda amplamente utilizado. Nele, o provedor de suporte avalia o tamanho da empresa e estabelece uma franquia mensal de horas disponíveis para atendimento. Conforme a empresa solicita suporte, as horas são consumidas e faturadas no final do mês. Esse tipo de contrato pode incluir suporte presencial, remoto e telefônico.

2. Contrato com preço fixo baseado no tamanho da estrutura

O contrato com preço fixo pode ser adequado para empresas com estruturas estáveis, mas pode não oferecer o dimensionamento ideal para suporte. Nessa modalidade, o preço é definido com base no tamanho da infraestrutura do cliente. Independentemente do número de chamadas ou horas consumidas, o valor permanece fixo. É importante mencionar que ajustes podem ser feitos caso a estrutura da empresa sofra alterações.

3. Contrato de serviços gerenciados

Já o contrato de serviços gerenciados é indicado para empresas que buscam uma solução completa e não desejam se preocupar com a busca de soluções separadas. 

Esse tipo de contrato vem ganhando popularidade, pois oferece uma solução completa para infraestrutura de TI. Além do suporte técnico, o contrato de serviços gerenciados pode incluir soluções como antivírus, firewall, inventário de ativos e backup. O preço é definido com base no tamanho da estrutura ou no número de máquinas. 

Com esse modelo, a empresa contratante não precisa se preocupar em buscar soluções separadas, pois tudo é gerenciado pelo provedor de suporte.

4. Contrato somente de nível 3 (segurança e administração de servidores)

O contrato somente de nível 3 é ideal para empresas que já possuem uma equipe interna de suporte básico e de suporte especializado em segurança e administração de servidores. 

O provedor de suporte atua como um complemento à equipe interna, fornecendo suporte avançado quando necessário.

5. Outsourcing completo

O outsourcing completo é recomendado para empresas que desejam terceirizar completamente o suporte de sua infraestrutura de TI. Esse tipo de contrato é voltado para empresas de médio a grande porte que desejam terceirizar completamente o suporte da infraestrutura de TI. 

Nesse caso, funcionários do provedor de suporte são alocados dentro da empresa para fornecer suporte diário. Esse contrato inclui a substituição de técnicos durante as ausências e férias, garantindo a continuidade do serviço.

Para a melhor escolha é essencial considerar o tamanho da empresa

Ao escolher o tipo de contrato de suporte, é essencial levar em consideração o tamanho da empresa, suas demandas específicas, o grau de maturidade em TI e segurança cibernética, bem como a conformidade com regulamentações relevantes.

De acordo com o diretor da Smart Support, Luciano Alonso, ao considerar o contrato de suporte mais adequado para empresas menores com uma estrutura de TI reduzida, geralmente até 50 máquinas, o contrato baseado em franquia de horas surge como uma opção vantajosa. 

Essas empresas costumam ter menos demandas e estão mais focadas em um orçamento de TI. “Quando uma empresa atinge um grau de maturidade maior ou precisa de mais controles de segurança e serviços agregados, como conformidade com a LGPD ou auditorias, o contrato de serviços gerenciados se torna uma opção sólida. Além dos serviços técnicos oferecidos pelo provedor de suporte, esse tipo de contrato inclui o fornecimento de soluções”, acrescenta Alonso.  

Procure um provedor de suporte confiável e experiente, capaz de adaptar o contrato às necessidades da sua empresa. A certeza garantirá que você receba o suporte adequado para a infraestrutura de TI, otimizando o desempenho e a segurança do seu ambiente tecnológico.

Conte com o suporte da Smart Support para a segurança do seu negócio. Fale conosco!

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