Senha segura: o que fazer e o que não fazer

Celebrado na primeira quinta-feira de maio, o Dia Mundial da Senha nos convida a uma reflexão acerca desse tema na atualidade. Mesmo com diversas possibilidades de letras e números, muitas pessoas ainda utilizam combinações simples que acabam sendo descobertas ou vazadas. Como saber se a senha criada é ou não segura?

O mundo corporativo está repleto de ambientes que solicitam credenciais (login e senha), além da senha para pastas protegidas, além da senha do email e além da senha de bloqueio de tela. Com a expansão do trabalho remoto e formatos híbridos adotados nos últimos dois anos, a necessidade de acesso a áreas restritas por meio de senhas aumentou gradativamente.

Estatísticas divulgadas pelo Relatório de Investigações de Violação da Verizon (DBIR 2021) sobre incidentes de segurança apontam as principais causas de vazamento de dados ocorridas no último ano. Os números mostram a porcentagem de cada tipo de ação, sendo: 35% engenharia social; 30% ataques a aplicativos da web; 20% invasão de sistema; 15% erros diversos; pouco menos de 10% uso indevido de privilégios.

A discussão sobre segurança cibernética no que tange ao manuseio seguro de espaços digitais é um dos desafios do momento atual. Mesmo fora do escritório, na vida pessoal, o avanço da tecnologia da informação exige o uso de senhas para acessar equipamentos, arquivos e aplicativos. Deixar esses acessos vulneráveis com senhas fáceis pode ser um prato cheio para ataques de cibercriminosos por tentativa e erro, por exemplo.

O que não fazer:

  • Evite ficar trocando de senha
  • Evite colocar dados pessoais como senha
  • Evite utilizar datas óbvias que possam ser descobertas com facilidade

Como ter uma senha segura:

  • Procure criar senhas complexas
  • Combine letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos e caracteres especiais
  • Autentique a verificação em duas etapas sempre que possível
  • Utilize senhas diferentes para coisas diferentes (email, conta bancária, aplicativos, redes sociais), pois se uma senha comum for vazada pode acabar expondo todos os aplicativos que utilizam aquela combinação

Criar senhas pode parecer tarefa complicada para alguns, mas ainda é uma das maneiras mais eficazes de garantir proteção. Portanto, dedicar um cuidado extra à criação e utilização de senhas seguras faz diferença no dia a dia, tanto profissional quanto pessoal.

Rolar para cima