O que seria do mundo sem os nerds

Muito além da paixão por Star Wars, a cultura geek representa uma ode à evolução da tecnologia na sociedade. Por trás dos filmes e séries que combinam ficção científica e futurismos existe um universo de descobertas no mundo real que um dia pareceram impossíveis e hoje fazem parte do dia a dia.

Ainda não conseguimos nos conectar com seres intergalácticos, mas já avançamos muito na pesquisa sobre astronomia, componentes eletrônicos e cibersegurança. E o que tudo isso tem em comum? Graças às ideias excêntricas de alguns nerds aprendemos a aperfeiçoar satélites, jogos de videogame e principalmente nossa relação interpessoal com a tecnologia. Um dia tudo que foi absurdo na teoria saiu do papel e se tornou realidade.

O mundo geek é, na verdade, um berço de grandes e pequenas criações que inspiram o cinema, já inspiraram os quadrinhos e continuam se associando com a vida real a cada novo passo tecnológico. A vida já imitou a arte algumas vezes com exemplos de imersão em mundos paralelos nem tão paralelos assim.  

Séries de sucesso como Black Mirror colocam em perspectiva possibilidades tecnológicas que se misturam à experiência humana, trazendo à tona conflitos existenciais profundos. Algo que parece ficção hoje, amanhã faz parte da rotina de maneira tão intrínseca que confundimos os espelhos interiores e artificiais.

Criações como o Google Glass também são exemplo de como as mudanças extraordinárias no lançamento dentro da comunidade geek já expandiram a bolha. Quem diria no final do século passado que um dia seria possível vestir um computador e acionar comandos com os olhos?

Outro bom enredo de filme futurista ou episódio de série geek seria a popularização da realidade aumentada e a construção de um universo totalmente virtual, no qual seria possível criar um personagem de si mesmo e interagir em um mundo virtual. E assim nasceu o Metaverso. Mais que uma ideia mirabolante, um novo mercado e uma nova maneira do ser humano se relacionar consigo mesmo e com a tecnologia.

Sem as ideias assustadoramente possíveis que surgiram de algum nerd sonhador não teríamos chegado até aqui. Portanto, a tecnologia e a importância do seu uso seguro tornam o debate mais relevante a cada dia.

Rolar para cima